Biotônico Fontoura pra dar aquela “fome de leão”

Saulo Paiva

Ih, chegou a hora daquele líquido amarronzado, meio doce, meio amargo e de cheiro esquisito. Não tinha escapatória, tinha que descer a colherada do Biotônico Fontoura antes do almoço para ver se aumentava o apetite daquela criançada que só pensava em doce.

Angelica no comercial do Biotônico Fontoura

A “cara” de quem está tomando Biotônico Fontoura

Um dos medicamentos mais antigos do Brasil teve uma grande popularização nos anos 90 quando se tornou marca do portifólio da DM Farmacêutica, mas mesmo antes disso, já era conhecido e utilizado por muitas famílias que ansiavam um crescimento saudável para seus filhos e uma saúde melhor para si.

Clássico vidro de Biotônico Fontoura Cândido Fontoura criou em 1910 um medicamento fortificante e antianêmico para o tratamento de sua esposa que estava com a saúde fragilizada. Ele queria um produto com qualidades semelhantes ao Elixir Nogueira ou a Emulsão de Scott, seus concorrentes. O nome Biotônico Fontoura foi dado por, acredite, Monteiro Lobato, famoso escritor e amigo profissional do farmacêutico. Ambos trabalhavam no jornal O Estado de S. Paulo e Monteiro Lobato sentia-se muito cansado quando Fontoura indicou o medicamento ao amigo e este sentiu-se mais animado.

Durante a vigência da Lei Seca, o Biotônico Fontoura foi exportado para os Estados Unidos. Como se tratava de um produto medicinal, sua comercialização e consumo eram liberados. Ainda que muitos o considerem superestimado, Cândido Fontoura contava que ganhou muito dinheiro com o negócio, mas não há registros da quantidade exportada.

Propagandas sobre o Biotônico Fontoura

Fontoura acertou na publicidade de seu medicamento, e desde os anos inciais ao desenvolvimento, junto com Monteiro Lobado, criou o Almanaque Biotônico Fontoura, que era dristribuido gratuitamente nas farmácias como brinde. Trazia um conteúdo variado, como horóscopo, dias bons para a pesca (fases da lua), passatempos e até história em quadrinhos.

Por volta dos anos 80 e 90 personalidades da época estrelavam os comerciais de TV da marca, a Angélica mesmo fez uma série deles:

Até a dupla Sandy & Junior foi convocada para incentivar a garotada a tomar o milagroso remédio que aumentava o apetite. Detalhe para o incentivo a comer hambúrgueres e cachorros-quentes, cheios de molhos, coisa não muito bem recomenda pelos médicos modernos.

Curiosidades

Até 2001, continha um teor alcoólico de 9,5% em sua fórmula, e, em decorrência de uma determinação da ANVISA, ela precisou ser alterada.

Vai ver, é por isso que ele dava uma fome de leão, afinal de contas, podia ser considerado até um aperitivo. 😉

Bê, á, bá. Bê, e, bé. Bê, i, Bi…otônico Fontoura!

Author:
Destemido paleontólogo de Chocolate Surpresa, mestre Pokémon, sobrevivente aos programas de TV daquela época, tampa de dedo do pé arrancada, jogador de jokenpô no Master System e que zerou Super Mario às custas dos vizinhos.