ThunderCats: usando a visão além do alcance

Saulo Paiva

Usando a “visão além do alcance”, vamos destrinchar todos os fatos de um desenho que fazia a alegria das crianças nas décadas de 80 e 90: ThunderCats!

ThunderCats estreou em 1986 nas terras Brasileiras pela Rede Globo, passou pelo mesmo “fenômeno” que outros desenhos da época: sempre repetiam os mesmos episódios e nunca víamos o final. Mas, em todo caso, serviu para nos levar para um outro universo, receber lições de moral e receber os verdadeiros valores que carregamos para toda a vida.

Transcrição da música tema dos ThunderCats

Thunder
Thunder
Thunder
Thundercats
Hoooooo

Thundercats are on the move
Thundercats are loose
Feel the magic, hear the roar
Thundercats are loose

Thunder, Thunder, Thunder, Thundercats
Thunder, Thunder, Thunder, Thundercats
Thunder, Thunder, Thunder, Thundercats
Thunder, Thunder, Thunder, Thundercats

Tradução

Thunder
Thunder
Thunder
Thundercats
Hoooooo

Thundercats estão em movimento!
Thundercats estão soltos
Sinta a magia, ouça o rugido
Thundercats estão soltos

Thunder, Thunder, Thunder, Thundercats
Thunder, Thunder, Thunder, Thundercats
Thunder, Thunder, Thunder, Thundercats
Thunder, Thunder, Thunder, Thundercats

O desenho foi criado e distribuído pela Rankin/Bass Productions, estúdio que mais tarde foi adquirido pela Disney. O desenho original possui 4 temporadas e um filme ThunderCats – HO! de 1986.

O enredo conta as aventuras de um grupo de guerreiros felinos, os ThunderCats, sobreviventes à destruição de seu planeta natal, Thundera.

História

Os personagens fogem do planeta Thundera pouco antes de sua destruição em uma grande frota, porém as naves são destruídas pelo mutantes de Plun-Darr. A única não destruída é a nave-mãe, na qual estavam os personagens principais da série. A nave é conduzida por Jaga – o guardião, personagem que leva a nave até o “Terceiro-mundo”, porém como o tempo de viagem é muito longo, Jaga morre no caminho.

Os mutantes de Plun-Darr buscavam a lendária Espada Justiceira, que estava a bordo da nave-mãe, e por isso ela não foi destruída.

Os outros tripulantes da nave estavam sob animação suspensa para suportar o longo caminho da viagem. Ao acordar no “Terceiro Mundo”, Lion-O, o líder do grupo, descobre que sua cápsula de suspensão não conseguiu inibir o seu envelhecimento. Ele, por tanto, é uma criança no corpo de um homem.

Juntos, os ThunderCats e os nativos amigáveis do Terceiro Mundo constroem a “Toca dos Gatos”, nova casa e quartel general do grupo.

Lion-O passa por desafios para se provar o verdadeiro líder dos ThunderCats, após os desafios ele mantém a posse da Espada Justiceira, espada que contém o Olho de Thundera, artefato que é a fonte de todos os poderes dos ThunderCats.

Os mutantes em sua perseguição aos ThunderCats chegam ao “Terceiro Mundo”, e logo são recrutados por Mumm-Ra, um feiticeiro mumificado, na intenção de ajudá-lo a adquirir o Olho de Thundera e destruir os ThunderCats para que possa continuar exercendo seu controle maligno sobre o planeta.

Os episódios seguem a temática do bem contra o mal e sempre mostram como os valores morais afetam nas decisões e levam o bem à vitória.

Personagens principais

Lion-O

Lion-O, o líder dos ThunderCats empunhando a Espada Justiceira

Lion-O, o líder dos ThunderCats

OrigemThundera
DescriçãoRepresenta um leão. Não teve a chance de envelhecer naturalmente, assim ele era uma criança no corpo de um adulto. Foi imaturo e obstinado, mas através do processo de amadurecimento se provou o verdadeiro líder dos ThunderCats.
Pontos fortesForça e agilidade de um ThunderCat, além de possuir a Espada Justiceira que contém o Olho de Thundera.
Pontos fracosMaturidade prematura devido a passar anos de desenvolvimento em animação suspensa.
ArmasEspada Justiceira, Escudo-Garra

Tygra

Tygra, vice líder dos ThunderCats

Tygra, vice líder dos ThunderCats

OrigemThundera
DescriçãoRepresenta um tigre. Calmo e racional, Tygra é o cientista do grupo além de ser um experiente arquiteto.
Pontos fortesHabilidade de ficar invisivel quando usa o chicote envolvido em seu corpo. Possui também habilidade de gerar ilusões telepáticas.
Pontos fracosAs habilidades mentais não são sustentáveis por longos períodos, em alguns episódios não sabe nadar.
ArmasChicote com boleadeira.

Panthro

Panthro, o mais forte e especialista em mecênica do grupo

OrigemThundera
DescriçãoRepresenta uma pantera negra. É o que possui a maior força física no grupo e é mestre em artes marciais, além de ser também especialista em mecânica e tecnologia avançada.
Pontos fortesForça física considerável, um perito nas artes marciais, também um mecânico altamente qualificado.
Pontos fracosMedo de morcegos
ArmasNunchucks

Cheetara

Cheetara, a mais ágil e com poderes psiônicos do grupo

OrigemThundera
AcessóriosRepresenta uma cheeta. Forte e decidida, não hesita em entrar em ação para combater os vilões. Sua habilidade de luta é impressionante mas sem dúvida seu grande poder consiste na velocidade inigualável.
Pontos fortesExcepcional agilidade e super-velocidade, a posse de um sexto sentido (que lhe confere premonições e visões) e a capacidade de emitir rajadas telecinéticas de energia
Pontos fracosSó pode manter a velocidade acelerada por curtos espaços de tempo e distância. O uso dos poderes psiônicos a enfraquece.
ArmasBastão

Willy Kit

Willy Kit, esperta e curiosa

OrigemThundera
DescriçãoÉ uma criança esperta e curiosa, sabe voar e controlar muito bem a sua prancha espacial, feita por Panthro.
Pontos fortesDestreza e agilidade juvenil, sabe pilotar muito bem sua prancha espacial.
Pontos fracosA natureza jovem, às vezes impetuosa e a falta de força física tornam ambos os ThunderKittens suscetíveis à captura.
ArmasCordas especiais e as cápsulas com vários efeitos distintos

Willy Kat

Willy Kat, ágil e destemido

OrigemThundera
DescriçãoIrmão gêmeo de WillyKit, é muito ágil e destemido. Anseia em ser como Lion-O.
Pontos fortesDestreza e agilidade juvenil
Pontos fracosA natureza jovem, às vezes impetuosa e a falta de força física tornam ambos os ThunderKittens suscetíveis à captura.
ArmasCordas especiais e as cápsulas com vários efeitos distintos

Mensão honrosa: Snarf

Extremamente simpático e divertido, o pequeno Snarf é o encarregado de cuidar de Lion-O e afazeres corriqueiros na Toca dos Gatos, como carregar os módulos de força do ThunderTank. Desde que abandonaram Thundera, Snarf agia como uma espécie de babá do jovem príncipe.

Snarf, simpático companheiro do grupo

Snarf possui uma personalidade alegre e um jeito meio resmungão talvez pela sua idade já avançada. Aparentemente inútil, Snarf é de grande importância para os Thundercats, pois os salva algumas vezes. Pode também se comunicar com habilidade com qualquer animal e é o cozinheiro oficial da Toca dos Gatos. Apesar do jeito atrapalhado, quase sempre salva Lion-O e já até lutou contra os mutantes.

Maiores vilões

Mumm-Rá

Mumm-Rá, o de vida eterna!

OrigemTerceiro-mundo
DescriçãoMumm-Rá é um rei do egito com poderes místicos gigantescos e que estava vivo há mais de mil anos no terceiro mundo. Quando está dentro de sua pirâmide, mantém uma forma envelhecida e desgastada pelos milhares de anos de vida. Porém ao invocar as forças dos espíritos do mal, a múmia envelhecida ganha músculos, altura e as faixas que recobrem seu corpo se partem, fazendo surgir um ser forte e de poderes quase ilimitados, com a aparência de um faraó semi-mumificado.
Pontos fortesCapaz de lançar feixes de energia de seus dedos, tem capacidade de voar.
Pontos fracosÉ repelido pelo horror de sua reflexão, incapaz de manter sua forma sempre viva por longos períodos, também pode ser derrotado pela destruição de seu caixão.
ArmasEspada de Plun-Darr

Escamoso

Escamoso, o líder dos Mutantes

OrigemPlun-Darr
DescriçãoLíder dos mutantes, comanda seus lacaios pela brutalidade. Deixa transparecer que não vê Mumm-Rá com bons olhos, pois acredita que ele e os demais Mutantes serão escravizados, caso a Múmia domine o Terceiro-mundo.
Pontos fortesAstuto, habilidoso com um machado, também capaz de usar sua cauda como uma arma.
Pontos fracosA personalidade arrogante pode levar ao excesso de confiança na batalha, também às vezes um líder impopular com os outros mutantes.
ArmasMachado e maça

Simiano

Simiano, o mais primitivo dos Mutantes

OrigemPlun-Darr
DescriçãoSimiano é o mais primitivo de todos os vilões mutantes e muitas vezes age sem pensar, usando a força bruta em primeiro lugar.
Pontos fortesAgilidade excepcional escalando e balançando entre árvores.
Pontos fracosProvavelmente o mais lento de raciocínio dos Mutantes além de ser um pouco covarde.
ArmasMaça com espinhos e escudo

Chacal

Chacal, o astuto homem-cão de Plunndar

OrigemPlun-Darr
DescriçãoÉ o homem-cão de Plunndar, e o terceiro em comando. É bastante astuto, mas perde por sua falta de força. Sempre tenta tomar o controle do grupo.
Pontos fortesHabilidade de combate mutante e astúcia.
Pontos fracosCovardia pronunciada, também ganância e falta de lealdade.
ArmasClava e machado

Abutre

Abutre, o mais inteligente dos Mutantes

OrigemPlun-Darr
DescriçãoO mais inteligente dentre os mutantes, construindo máquinas, armas e engenhocas. Era muito ambicioso e dissimulado, mas bastante trapalhão.
Pontos fortesUm inventor habilidoso, criador da maioria das armas e veículos dos mutantes, também possuía habilidades com química.
Pontos fracosPouca habilidade de combate.
ArmasArma de captura com rede

Lunatacs

Lunatacs, grupo vindo de uma das luas de Plunn-Dar

OrigemLua de Plun-Darr
DescriçãoSão interessados em controlar o Terceiro-mundo, pois seu planeta, uma das luas de Plunn-Dar, fora destruído, por este motivo eles seguiram para o planeta. Começaram uma nova trama em episódios onde Luna é uma poderosa feiticeira anã e líder do grupo e seus comparsas:

Amok, a fiel montaria de Luna sendo também bastante forte e ágil;

Tug-Mug, armado com uma bazuca gravitacional e capaz de saltar em enormes distâncias ou alturas;

Redeye, o que vê através do escuro com seus poderosos olhos que possuem diversas utilidades como laser ou visão infravermelha;

Chilla, a rainha do gelo capaz de congelar o oponente com seu sopro ou aquecê-los ao máximo deixando em chamas;

Alluro, cuja técnica é fazer com que o oponente se renda com seus enormes poderes psiquicos e seu cetro.

Além de trabalharem para Mumm-Ra fazem de tudo para acabar com os Thundercats.

Transformação de Mumm-Rá

Galeria de imagens dos ThunderCats

Thunder, Thunder, ThunderCats-HO-Oooooo!

Author:
Destemido paleontólogo de Chocolate Surpresa, mestre Pokémon, sobrevivente aos programas de TV daquela época, tampa de dedo do pé arrancada, jogador de jokenpô no Master System e que zerou Super Mario às custas dos vizinhos.